Monotype Swellow (Normal) GP 0/2

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:sm/swellow:
[OVERVIEW]

Normal
========
Swellow tem acesso a um forte STAB em Boomburst, que é facilmente repetível por dano massivo mesmo contra Ghost-types graças a sua ability Scrappy. Apesar do Special Attack mediano de Swellow, ele ainda consegue causar um ótimo dano com Boomburst. Além disso, sua Speed impressionante lhe permite ultrapassar várias ameaças, como Keldeo, Latios e Pokémon sem Choice Scarf como Gengar e Greninja. Seu tipo Flying também permite a Swellow entrar em moves Bug- e Grass-type que resiste, além de prover uma imunidade da Ground. Swellow também tem boa coverage em Heat Wave, que é otimo para fazer check a Steel-types. Infelizmente, seu bulk abaixo do ideal facilita muito ser nocauteado por prioridade ou sofrer revenge kill por usuários de Choice Scarf. A movepool special de Swellow também é bem limitada, deixando-o com opções fracas como Hidden Power. Seu tipo Flying também vem com o custo de ganhar uma fraqueza a Stealth Rock, o que acaba limitando suas oportunidades de entrada e de usar U-turn quando necessário. Com stats ofensivos medianos, Swellow precisa de suporte do time para garantir nocautes, precisando que seus parceiros enfraqueçam seus inimigos e entry hazards para fazer a limpa de forma eficaz. Swellow também enfrenta competição de Mega Pidgeot, que encaixa em times Normal mais facilmente, pode ultrapassar inimigos com menos de 121 de Speed base e possui um STAB melhor em Hurricane. Mega Pidgeot também tem um bulk melhor, tornando-o menos propício a revenge kill.

[SET]
name: Choice Specs Attacker
move 1: Boomburst
move 2: Heat Wave
move 3: Air Slash
move 4: U-turn
item: Choice Specs
ability: Scrappy
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========
Boomburst é o STAB mais forte de Swellow que causa muito dano a qualquer inimigo que não o resista. Heat Wave é coverage decente que acerta Steel-types resistentes a Boomburst, como Mega Scizor e Ferrothon. Air Slash é o STAB secundário capaz de nocautear Keldeo e Tapu Bulu após dano de Stealth Rock. U-turn provê momentum para Swellow e lhe permite agir como pivot, escapando de matchups ruins para que seus parceiros possam cuidar disso. Hidden Power Ground pode ser usado no lugar de Air Slash para atingir Heatran, que caso contrário faria wall a Swellow.

Detalhes do Set
========
Máximo investimento em Speed com uma nature Timid aumenta a Speed de Swellow, permitindo-lhe ultrapassar Latios, Gengar e Greninja. 252 EVs em Special Attack com Choice Specs fortalecem as capacidades de Swellow como cleaner e garante que ele bata o mais forte possível para enfraquecer seus checks. Scrappy é necessário para Swellow acertar Ghost-types com seu forte Boomburst, como Mega Sableye e Alolan Marowak. Sem Scrappy, Swellow seria forçado a sair caso se prendesse em Boomburst.

Dicas de Uso
========
Swellow deve usar Boomburst várias vezes graças ao seu alto Base Power quando combinado a Choice Specs. Com sua Speed e STAB poderoso, Swellow se torna um cleaner e wallbreaker decente. Não tenha medo de usar Boomburst mesmo se existir um inimigo que resista ao move, pois ainda causará dano decente. Pelo fato de seu bulk ser baixo, Swellow deve entrar em campo após um aliado ser derrotado, numa troca prevista, ou por meio de Volt Switch e U-turn. Swellow pode funcionar bem como lead por ter acesso a U-turn e Speed impressionante. Em vez de atacar de forma agressiva, ele deve usar U-turn como uma forma de sair de campo contra inimigos que não pode vencer e trazer um parceiro adequado para lidar com seus checks e counters. Não deixe Swellow em campo contra usuários de Choice Scarf, como Landorus-T, Greninja e Victini, pois todos podem fazer revenge kill contra ele. Swellow precisa evitar usuários de Knock Off, visto que Choice Specs é a única razão de seus ataques serem fortes. Se Choice Specs for removido, Swellow terá problemas em fazer a limpa e wallbreak. Mantenha Swellow longe de status como poison e paralysis; o primeiro pode diminuir sua longevidade no campo e o segundo acaba com sua capacidade de ultrapassar adversários. Swellow deve ter cuidado com usuários de prioridade, como Scizor, Mamoswine, Breloom e Bisharp, já que conseguem nocauteá-lo. Swellow depende de entry hazards para garantir nocautes, então é melhor tê-los em campo o mais cedo possível para que o dano residual facilite o trabalho de Swellow em remover inimigos do campo.

Opções de Equipe
========
Swellow precisa de suporte de entry hazard para aplicar pressão no time oponente, logo, Smeargle é um ótimo parceiro, colocando Stealth Rock para facilitar nocautes em outros inimigos e Sticky Web para que Swellow ultrapasse adversários que tocam o chão. Isso inclusive permite que Swellow use Modest no lugar de Timid. Mega Lopunny é uma parceira ótima graças a sua capacidade de vencer walls special, como Alolan Muk, Steel-types como Heatran e Rock-types como Tyranitar. Meleotta e Porygon-Z são ótimas opções para Swellow. Porygon-Z serve como sweeper special e ajuda Swellow a fazer check a times Fighting de forma efetiva, além de desmantelar times ofensivos. Meloetta, principalmente a variante de Choice Specs, é uma ótima wallbreaker que aplica pressão junto de Swellow contra times defensivos. Meloetta também auxilia Swellow contra times Fighting. Heliolisk cria um core de VoltTurn com Swellow, pois ambos podem fazer pivot enquanto aplicam pressão quando Stealth Rock e Sticky Web estiverem em campo. Heliolisk também faz check a Flying- e Water-types, como Skarmory e Empoleon. Staraptor é outro excelente parceiro, já que aplica pressão em walls special e ajuda em matchups contra Fighting que Swellow enfrentaria problemas. Diggersby é outro parceiro muito bom capaz de lidar com Rock- e Steel-types, como Nihilego, Tyranitar e Heatran. Graças a Huge Power, Diggersby se torna um bom wallbreaker physical. Ditto funciona muito bem com Swellow ao fazer check a fortes setup sweepers, como Dragonite, além de ser um excelente revenge killer para ameaças ofensivas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------
Guts com Flame Orb e Protect garantem a ativação de sua ability e podem ser usados para fortalecer o Attack de Swellow, conseguindo causar bom dano com Facade e Brave Bird; entretanto, Choice Specs ainda é mais útil e o burn que sofre diminui sua longevidade. Além disso, sets de Guts não possuem coverage, com outros physical attackers como Staraptor de Diggersby sendo opções melhores.

Checks e Counters
===================

Normal
--------
**Walls Special**: Walls special como Chansey, Mantine e Alolan Muk facilmente aguentam os ataques de Swellow. Chansey e Mantine podem recuperar-se do dano de Boomburst, enquanto Alolan Muk pune Swellow com Knock Off ou causa muito dano com Pursuit caso tente sair de campo.

**Rock-types**: Rock-types como Nihilego, Mega Diance e Tyranitar podem levar os golpes de Swellow com facilidade e nocauteá-lo com seus STABs.

**Steel-types**: A maioria dos Steel-types resistem a ambos STABs de Swellow; contudo, eles precisam estar cientes de Heat Wave. Heatran merece uma menção especial pois Flash Fire lhe garante imunidade a Heat Wave, e por isso resiste a todos os ataques de Swellow.

**Revenge Killers**: Revenge Killers como Choice Scarf Victini, Terrakion e Landorus-T ultrapassam Swellow e acabam com ele rapidamente com moves super efetivos.

**Electric- and Ice-types Rápidos**: Inimigos rápidos como Tapu Koko, Weavile, Alolan Raichu sob Electric Terrain e Alolan Sandslash durante hail ultrapassam Swellow facilmente e removem ele de campo com golpes super efetivos.

**Prioridade**: Com suas Defesas ruins, prioridade como Bullet Punch de Choice Band Scizor e Ice Shard de Life Orb Mamoswine não têm problemas em derrotar Swellow.

[CREDITS]
Written by:
https://www.smogon.com/forums/members/misaka-mikoto.240969/
Translated by:
https://www.smogon.com/forums/members/pubo.535121/
Grammar checked by:
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top