Julgue este Pokémon! Cradily

Feito por RODAN, Cretacerus e Aurora. Arte oficial por Ken Sugimori. Traduzido por xInsrew.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Official Cradily Art by Ken Sugimori

Introdução

Já faz bastante tempo... vocês queriam que analisássemos Cradily. E nós o fizemos! Lentamente. Sendo sincero, éramos para ter postado isso alguns meses atrás, mas certas coisas entraram em nosso caminho. Sun & Moon por exemplo, muito. Mas tudo bem, nós voltamos a julgar Pokémon antigos. Só por um dia. Vamos dar as boas vindas a RODAN, Cretacerus e Aurora.

RODAN

RODAN

Cradily é um Pokémon frequentemente ofuscado pelos outros fósseis. Ele não tem as garras maneiras que Kabutops e Armaldo têm. Não tem o aspecto de dinossauro legal como Rampardos e Tyrantrum. Ele se encaixa na terceira categoria de fósseis: o cara estranho. Geralmente, caras estranhos são meu arquétipo favorito de fósseis. Aurorus é adorável, Omastar é pateta e também tão bizarro que chega a ser fofo, Bastiodon é um lixo incurável. Cradily é o que mais se destaca, pra mim, pois o que diabos a Game Freak estava fumando quando fizeram isso? No seu design por si só existem algumas escolhas realmente estranhas. Ele tem um tronco que parece ter membros cortados, um estranho pescoço desajeitado e uma boca aberta rodeada de linguiças. E, quer saber? Tudo isso junto funciona para fazê-lo estourar. E realmente o faz. Ele tem uma combinação de tipos única em Rock / Grass, o que é interessante. Não fiz segredo algum em demonstrar meu desdém pelos designs de Pokémon da terceira geração (eles pareciam ter a filosofia de pôr espinhos e lâminas em tudo), mas Cradily é simplesmente super inspirado. É uma espécie de monstro-planta-dinossauro, ele provavelmente come humanos inteiros! Ah, e seu cry também é ótimo. Se você gosta do Cradily, envie uma PM ao Shade nos fóruns para entrar no boletim de notícias dos fâs.

Cretacerus

Cretacerus

O design de Cradily é indiscutivelmente um que precisa de um pouco de contexto para ser apreciado por completo. Mesmo que possa parecer estranho de início, sua linha evolutiva é diretamente baseada em um dos mais importantes e reconhecíveis fósseis da era dos dinossauros, fazendo-o mais que merecedor de um lugar entre os fósseis do jogo: os lírios-do-mar pré-históricos são parentes próximos das estrelas-do-mar ancoradas ao substrato em tamanha quantidade que pareciam tomar conta de toda a rocha em que eram presas. Quando escalando pelos alpes no norte da Alemanha, por exemplo, você pode se deparar com centenas de metros de pedras de calcário, consistindo quase que completamente de seus restos fossilizados.

E como a criatura em que é baseado, Cradily, o semi-séssil, foi logo classificado como uma planta, o que se nota pela sua interessante e única combinação de tipos em Rock / Grass. Pelo menos os jogos tentaram manter essa semelhança de forma superficial, tanto que os moves Grass-type que Cradily tem são basicamente moves baseados em drenar ou absorver, e suas descrições na Pokédex até o caracterizam como um grande predador que caça ativamente suas presas e as devora com seus tentáculos. Indo por sua inspiração natural, podemos assumir que o suposto "plantóide", Cradily, é mais parecido com nós vertebrados do que sua contraparte artrópode, Armaldo, provando novamente que um livro não deve ser julgado pela capa.

Quando evolui, a linha evolutiva de Cradily ganha mais liberdade artística em seu design, característica comum entre os fósseis Pokémon. Lileep, um Pokémon com, basicamente, uma simetria radial, agora adota uma morfologia bilateral e desenvolve cabeça e rosto mais distintos, o que muito realça a personalidade do design, o fazendo mais atraente para o jogador enquanto ainda mantém elementos vitais como os segmentos no pescoço e tentáculos. Como muitos outros Pokémon em sua geração, Cradily também é decorado com diversas marcas coloridas em sua cabeça e corpo, a fim de o fazer mais interessante. Nesse caso, todavia, complementam o design surpreendentemente bem, criando uma icônica face falsa com uma expressão atordoada que são boa parte do charme de Cradily. Infelizmente, em geral a paleta de cores de Cradily ainda é um pouco tediosa e insaturada se comparada com a vívida e marcante coloração que outros lírios-do-mar, especialmente anêmonas, mostram, o que me faz que pensar que isso é como uma oportunidade um tanto quanto perdida pela Game Freak. Por fim, entretanto, tenho que dizer que o design é realmente bem implementado e definitivamente faz justiça a bizarra criatura pré-histórica.

Aurora

Aurora

Em geral, sou grande fã dos fósseis Pokémon. Omanyte é bem fofo, Tyrantrum é um dinossauro durão, Armaldo é um inseto super legal e Aerodactyl parece um gavião feroz. Existem duas exceções nisso. A primeira é Aurorus, cuja mera existência transformou meu apelido em chacota. A segunda é Cradily, que é o mais bizarro e disforme fóssil Pokémon já desenhado por Ken Sugimori. Ele tem uma cara que nem uma mãe conseguiria amar, com um sorriso assustador que me lembra de um dos robôs palhaços psicóticos de casas assombradas de parques de diversão e circos. Ainda mais aversivo é o fato que as marcas em sua cabeça não são seus olhos. Pelo contrário! Seus reais olhos estão dentro de sua boca, o que me faz pensar se Cradily é uma interpretação literal do que significa olhar para dentro de si. Analisar as descrições de Cradily na Pokédex não dá alívio. Por exemplo, em Sapphire somos informados que os tentáculos rosa saindo de sua cabeça liquidificam a presa, facilitando seu consumo. Encantador. Cradily não é apenas uma mancha no caderno dos Grass-types: ele não tem bons modos a mesa para se servir! No geral, eu particularmente nunca gostei de Cradily e provavelmente nunca irei.


^ Retornar ao menu principal

Conclusão

E é isso. Junte-se a nós em um novo tema na próxima vez!

Planejado por skylight | Avatares por Bummer e Cretacerus | HTML por Kris | Script por Toast++.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »